Foto: Charles Guerra (Diário Arquivo - 09/10/2017)
A principal parte da obra que falta ser concluída é a dos aterros para o novo viaduto da Faixa Velha
No próximo domingo, a duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509) completará exatos quatro meses de obra paralisada. Como o governo do Estado havia previsto que no final de janeiro poderia haver uma resposta do BNDES para incluir a obra em um financiamento do Estado junto ao banco, o Diário voltou a cobrar uma posição do governo gaúcho.
Leia mais reportagens sobre a paralisação da duplicação
A resposta veio por meio de nota:
"Em relação a finalização dos serviços de duplicação da ERS-509, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) informa que ainda aguarda a liberação de empréstimo por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O governo segue em contato com o banco para que o empréstimo seja aprovado o quanto antes. A SPGG ressalta que não há uma data prevista, porém, a gestão está confiante que possa receber o ok em breve."
Instituições de Santa Maria oferecem 427 vagas no ProUni
Portanto, apesar de o governador José Ivo Sartori ter afirmado este mês, à Rádio Medianeira, que a duplicação seria retomada, ainda não há nada certo. Enquanto o BNDES não aprovar a inclusão da 509 no financiamento e o dinheiro não vier, a empresa Della Pasqua não irá retomar a duplicação. A construtora alega que o volume de dinheiro devido pelo Estado é elevado e que, sem uma previsão orçamentária para pagar a etapa final da obra, não tem como reiniciar os trabalhos. A empresa precisa dessa garantia porque não quer retomar as obras e ter de parar logo em seguida. Após o reinício, serão necessários quatro meses de serviços para concluir as rampas de acesso ao viaduto e liberar o trecho.